Organizar uma campanha publicitária não é uma tarefa fácil, mas pode ser menos complexo quando se segue um padrão de excelência para a elaboração da mesma, utilizando-se das ferramentas certas para tal. Nesse sentido, há uma alternativa bastante produtiva que gostaríamos de explicar nesse artigo: a publicidade em ônibus, mais conhecida como busdoor.

Muitas pessoas (inclusive da área do marketing) consideram esse modelo de publicidade pouco produtivo e preferem não colocá-lo em seus planos de ação. Entretanto, esse é um grande erro, posto que o que se constata na prática é a efetividade desse tipo de ação.

O que iremos expor nesse artigo é exatamente isso. Iremos defender a tese de que a publicidade em ônibus tem uma efetividade incrível e expor os motivos pelos quais ela deve estar presente no seu plano de marketing.

Diversas formas de anunciar no ônibus

Para quem se interessa pela mídia em ônibus, é interessante explicar que há diversas maneiras de se proceder essa ação. Em todas elas a propaganda é afixada no veículo de forma que possa atingir o público (interno ou externo), levando a ele a sua mensagem. Veja quais são as alternativas:

  • Backbus: nesse formato a propaganda é afixada na parte traseira do ônibus.
  • Envelopado: trata-se da propaganda que reveste toda a pintura do ônibus.
  • Interno: nesse estilo a propaganda também é afixada na parte traseira do ônibus, porém com visibilidade interna, para que os usuários do transporte possam visualizá-la.
  • Sidebus: esse é um modelo em que a propaganda é colocada na lateral do veículo.

Não há um padrão definido nacionalmente a respeito desse tema porque as normas que regem esse tipo de publicidade são locais. Portanto, há possibilidade de em alguns locais não serem aceitos determinados modelos de publicidade.

Em termos gerais, cumpre dizer que a publicidade em ônibus foi pensada para atingir o público interno (utilizadores do sistema) e também o público externo (transeuntes). Todos estes são de alguma maneira impactados pela propaganda apresentada no busdoor.

A publicidade em ônibus atinge as pessoas em larga escala

A esmagadora maioria da população brasileira utiliza o transporte público como forma de se locomover. Esse é um fato que precisa ser considerado quando o assunto é a publicidade em ônibus, já que dessa maneira você estará atingindo as pessoas em larga escala. Muitas delas verão a sua propaganda e possivelmente se interessarão pelo produto oferecido.

Esse modelo de ação será extremamente benéfico para o seu negócio porque irá representar maior adesão das pessoas à sua oferta. Pois o amplo conhecimento tem o condão de fazer com que mais pessoas se mostrem tendenciosas à adesão ao produto.

Pessoas de vários pontos da cidade ou Região Metropolitana irão ver a sua propaganda

Dentro dos ônibus, nas ruas e nas calçadas: outro ponto que chama bastante a atenção em relação à publicidade em ônibus é que será possível veicular essa propaganda em diversos pontos da cidade ou Região Metropolitana. Porque esse ônibus levará o anúncio a todos os lugares onde rodar, atingindo as pessoas em todos eles.

Veja que há aqui uma distorção positiva para o seu negócio. O anúncio no ônibus é estático, mas o transporte está em movimento, o que lhe proporciona vários benefícios, dentre eles a rotatividade de pessoas durante o trajeto e nas mais diversas linhas operadas pelo mesmo. Isso torna essa forma de propaganda bastante atrativa.

A exposição prolongada à propaganda

Em marketing todos sabem que quanto maior o tempo de exposição à propaganda, maiores as chances de as pessoas interagirem com ela e manifestarem interesse. E nesse sentido a publicidade em ônibus é extremamente eficiente, já que o trânsito das cidades, normalmente, é caótico. Há muitos engarrafamentos e semáforos, o que faz com que o ônibus fique muito tempo parado. Assim o público externo consegue ver com mais calma o seu anúncio.

Da mesma maneira o público interno, que no geral demora horas dentro do transporte público fazendo a jornada de ida e volta ao trabalho. Essas pessoas impreterivelmente irão ver o anúncio em algum momento e interagir com ele. E se a estrutura e a forma estiverem adequados ao engajamento, certamente muitas delas serão impulsionadas a buscar a marca.

Nesse caso você está diante de uma exposição de qualidade. Caso o cliente seja submetido a uma propaganda bem elaborada, ele se sentirá motivado a adquirir o produto. Caso o contrário, saiba que a recíproca também é verdadeira.

A exclusividade da publicidade em ônibus

Ao fechar um contrato com a companhia para veiculação de publicidade em ônibus a empresa pode optar por utilizar toda a frota ou apenas parte dela. Se utilizar toda a frota, terá total exclusividade no processo de utilização dos ônibus para propaganda. Isso com certeza é muito produtivo.

Entretanto, caso o contrato seja para utilização parcial, ainda assim os benefícios serão muitos. Isso porque a exclusividade para os veículos contratados continuará existindo. Nesse caso, em cada veículo contratado irá ser veiculada apenas a sua propaganda. Isso torna mais efetivo o processo de visualização por meio do cliente, já que não haverá outros anúncios para desviar a sua atenção.

Relação custo x benefício

A publicidade em ônibus não é cara, levando-se em consideração os benefícios que ela traz para o negócio. No geral as empresas cobram pelo serviço um valor acessível, que praticamente todas as empresas consolidadas no mercado podem pagar. É algo de fato bastante democrático.

Entretanto, essa acessibilidade gera uma disfunção negativa, que é a concorrência pelos espaços. Muitas empresas têm uma excelente propaganda e recursos para aderir ao sistema, mas não encontram veículos disponíveis porque estes já estão comprometidos com outras empresas. Mas isso ajuda ainda mais a corroborar a tese de que essa é uma poderosa mídia que tem retorno garantido!

Em suma, a publicidade em ônibus vale (muito) a pena e todas as empresas devem estar atentas para isso. E havendo possibilidade e disponibilidade, devem se dedicar a ela. Porque com certeza o retorno virá e será satisfatório. Trata-se de uma ação que tem espaço em qualquer plano de marketing porque tem potencial de aumentar muito a lucratividade da empresa.

Leave a comment

Matriz São Paulo

(11) 3490-7640
(11) 99306-6443

Av. Paulista, 302 – 1º Andar (Gowork)
Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-000

Filial Rio

(21) 3232-2620
(21) 99782-2266

R. Visconde de Inhaúma, 134 | 20° andar | Centro | 20091-007

Filial Campinas

(19) 3090-4572
(19) 99779-2426

R. Antônio Lapa, 280 A 6° Andar | Cambuí | 13025-240

Filial Belo Horizonte

(31) 2342-0001
(31) 99169-9635

Rua Sergipe, 1062- Savassi |
 30130-171