A publicidade no metrô é uma poderosa ação de marketing que pode ser feita de diversas maneiras. Trata-se do ato de a empresa alugar espaços nas estações, trens e/ ou túneis para apresentar anúncios de seus produtos e serviços ao público que utiliza o sistema.

Esse modelo de marketing se estrutura na possibilidade de se atingir um grande número de pessoas que todos os dias utiliza o metrô como meio de transporte para se locomover pela cidade. E de fato trata-se de algo bastante produtivo do ponto de vista estratégico.

Quem nunca observou, ao trafegar pelo metrô, o anúncio de uma promoção da sua operadora de celular? Ou então o anúncio de um carro que está sendo lançado e que pode ser a sua próxima aquisição? Essa é máxima desse modelo de publicidade. Trata-se de levar às pessoas a mensagem do seu produto a fim de que essas possam vir a consumi-lo. Em suma, é um trabalho feito junto aos clientes em potencial.

Um público exposto exclusivamente à sua marca

Perceba que há na publicidade em metrô uma peculiaridade que no geral chama bastante a atenção das empresas: a exclusividade do local para o anúncio. Dada a publicidade acontecer nos domínios do metrô, não há concorrência com outros espaços dedicados a outras empresas. A sua marca será trabalhada naquele ponto com exclusividade.

É claro que haverão anúncios de outras empresas em locais diversos, pois uma única empresa possivelmente não irá locar todos os espaços de publicidade disponíveis. Mas como cada um deles é pensado estrategicamente, do ponto de vista lógico não haverá influência de um sobre o outro.

Como funciona a publicidade no metrô

Uma questão central que no geral as empresas querem saber é como proceder a contratação dos serviços de publicidade em metrô. E é o que queremos explicar resumidamente agora. Não se trata de algo muito complexo, mas normalmente exige o cumprimento de um trâmite burocrático.

A fim de dar transparência ao processo de locação dos espaços publicitários, normalmente a companhia de metrô convoca um processo licitatório para escolher as empresas que farão uso dos espaços. Isso também se deve à enorme concorrência pela publicidade em metrô. Mas essa não é uma regra, pois há companhias que não se utilizam da licitação para locação dos espaços.

Portanto, no geral (lembre-se que não se trata de uma regra) é preciso aguardar a abertura de um processo licitatório para que a sua empresa possa concorrer a um espaço de publicidade nas plataformas, túneis e trens do metrô.

Como funciona onde não há licitação

Nos lugares onde a companhia não convoca licitação o processo é bastante simplificado. A empresa manifesta o interesse e negocia com os responsáveis. Depois é feita a apresentação da peça publicitária e a avaliação da companhia. Não há dificuldade aqui. A negociação é clara e direta. A empresa manifesta a vontade e o metrô confirma a disponibilidade do espaço. É feita uma negociação contratual e a empresa apresenta a peça publicitária para avaliação.

É importante deixar claro que nesse caso a companhia faz a avaliação da peça publicitária e pode aprová-la ou pedir adequações. Caso sejam solicitadas adequações, a empresa tem um prazo determinado para fazê-lo. Caso não o faça, a negociação é cancelada, nos termos do contrato acertado pelas partes. Atenção: se o contrato prevê multa por quebra contratual, essa omissão pode ser entendida como quebra e gerar a multa para a empresa.

Sobre a peça publicitária

As companhias de metrô costumam ser muito rigorosas no processo de avaliação das peças publicitárias. Como elas têm feito um investimento maciço nas plataformas e modernizado os sistemas para melhor prestação dos serviços, estão cada vez mais criteriosas quando da seleção dos anúncios.

Isso faz sentido porque os investimentos são altos para que o mesmo se mantenha e ofereça comodidade ao passageiro. Então nada é mais justo que a empresa se preocupar também com os anúncios do local, para evitar a poluição visual.

Portanto, esteja atento quanto a esses detalhes quando for elaborar a peça publicitária a ser submetida à companhia. O seu trabalho pode ser muito maior se a produção da peça não for pensada com muito cuidado, nem organizada corretamente.

O tempo de exposição da sua marca

Ao locar um espaço para publicidade em metrô você poderá indicar por quanto tempo deseja deixar sua marca disponível ali. Pode ser alguns dias, um mês ou mais. O que você precisa ter em mente é que o período de exposição deve coincidir com o prazo determinado para a sua campanha. Depois disso é interessante tirar a peça publicitária da exposição.

Contudo, não há nada que lhe impeça de fazer a contratação por um longo período e fique apenas fazendo a troca dos anúncios de tempos em tempos. Isso depende do modelo de negociação feito com a companhia e a sua capacidade de pagamento para utilização do serviço por um tempo mais longo.

Startups que agem como mediadoras no processo de publicidade em metrô

Há hoje diversas startups que se oferecem para viabilizar a contratação de espaços publicitários junto às companhias de metrô. Isso a princípio é desnecessário, posto que as companhias costumam negociar diretamente com a empresas, sem precisar de intermediários.

Entretanto, as startups possuem know how para conduzir as negociações e apresentar as peças publicitárias praticamente sem defeito, o que facilita o processo de contratação. Contratando os serviços de uma startup você estará gastando com ela, mas economizando nas demais etapas do processo. Portanto, pode ser uma boa idéia contar com esses serviços.

Apenas é preciso estar atento à segurança na negociação com as startups. Afinal, no mundo dos negócios há golpistas de plantão esperando para dar prejuízo nos empresários. Ao contratar uma startup, portanto, faça-o com segurança.

Resumidamente, saiba que a publicidade em metrô é uma ótima iniciativa e você pode fomentar o seu negócio se utilizar-se dessa ferramenta da maneira correta. Agindo assim, com toda a certeza você obterá sucesso com a campanha e verá que de fato o investimento nesse tipo de mídia vale muito a pena.

Leave a comment

Matriz São Paulo

(11) 3490-7640
(11) 99306-6443

Av. Paulista, 302 – 1º Andar (Gowork)
Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-000

Filial Rio

(21) 3232-2620
(21) 99782-2266

R. Visconde de Inhaúma, 134 | 20° andar | Centro | 20091-007

Filial Campinas

(19) 3090-4572
(19) 99779-2426

R. Antônio Lapa, 280 A 6° Andar | Cambuí | 13025-240

Filial Belo Horizonte

(31) 2342-0001
(31) 99169-9635

Rua Sergipe, 1062- Savassi |
 30130-171