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A publicidade em ônibus é uma ação de marketing bastante eficiente que tem potencial para aumentar consideravelmente a lucratividade de uma empresa. Trata-se de um projeto de organização institucional que tem resultados plausíveis quando feito da maneira correta.

Mas é justamente nesse entremeio que se encontra o gargalo da ação. É na hora de colocá-la em prática que surge a questão fundamental: afinal, como organizar corretamente a publicidade em ônibus de forma que ela seja de fato efetiva?

Nesse artigo você irá encontrar a resposta para essa pergunta enquanto compreende melhor como funciona a publicidade em ônibus e o passo a passo sobre como solicitar à companhia de transporte coletivo essa prestação de serviço. Confira!

As companhias de transporte público são livres para prestar esse tipo de serviço

Todas as pessoas sabem que a obrigação de prover o transporte público é da administração pública. Porém, essa não o faz diretamente e sim por meio de pessoas jurídicas de direito privado que atuam como concessionárias desse serviço. Portanto, é lícita a veiculação de propagandas de particulares no transporte coletivo.

Caso o serviço fosse prestado diretamente pela administração pública isso seria vedado pela lei. Mas não há ilegalidade nesse procedimento porque as companhias de transporte público possuem liberdade para fazer esse tipo de contrato. Sendo assim, não há por que ter receio de buscar os serviços porque eles são legítimos.

O que é preciso observar é que as regras para a publicidade em ônibus variam bastante de um município para outro. Isso se deve ao fato de que a legislação é local e não nacional. Portanto, pode ser que você encontre regras diferentes se for anunciar em municípios distintos.

Os modelos de publicidade em ônibus que você pode optar

Ao colocar a publicidade em ônibus como parte do seu plano de marketing é possível optar por diversos modelos de abordagem ao cliente. Estes são pensados para que a pessoa tenha acesso à sua propaganda e interaja com ela. Esses modelos são os seguintes:

  • Backbus: é a ação de colocar o anúncio na parte traseira do ônibus.
  • Envelopado: nessa ação toda a parte externa do ônibus recebe um aplique com a propaganda da marca.
  • Interior: nesse caso a propaganda é colocada na parte traseira, mas sua visibilidade é para os passageiros que estão dentro do transporte.
  • Sidebus: modelo de abordagem em que a propaganda está disposta ao lado do ônibus.

Como você vê, as possibilidades são muitas. E a experiência de quem utiliza esse sistema há muito tempo é a certeza de que as coisas dão certo quando tudo é feito dentro dos padrões de qualidade exigidos. Trata-se de um projeto que traz resultados plausíveis em pouco tempo.

Desse ponto em diante iremos nos ater a falar especificamente sobre como organizar corretamente o processo de publicidade em ônibus. Começaremos pelo ponto mais importante, que é a seleção das pessoas que você deseja atingir com a campanha.

Segmente o seu público alvo

A primeira coisa a fazer quando você decide por fazer publicidade em ônibus é selecionar as pessoas que gostaria de atingir com o projeto. E por mais que isso pareça fácil de fazer, a verdade é que trata-se de um processo demorado, porque precisa ser feito minuciosamente.

É por meio da segmentação de clientes que você irá conseguir selecionar o seu público alvo e elaborar corretamente as estratégias a serem utilizadas para chegar até elas corretamente. É assim que será possível descobrir onde, quando e como fazer a publicidade em ônibus para obter os melhores resultados.

Os objetivos a serem alcançados

Na esteira disso você já deve estabelecer os objetivos a serem alcançados, pois eles serão muito importantes para o fechamento do público-alvo e a definição de onde a publicidade deverá ser veiculada. Por isso esse passo é muito importante e não deve ser feito de qualquer jeito.

Com objetivos claros e bem definidos você certamente não irá errar quando organizar o plano de marketing com indicação de publicidade em ônibus. O que tem a fazer unicamente é pensar objetivamente no que o seu negócio quer obter em termos de novas conquistas em relação ao produto que está sendo anunciado.

Esteja atento ao tempo mínimo de veiculação da propaganda

Isso também é muito importante. Como você já sabe, uma campanha de marketing precisa ser organizada com prazo para começar e para terminar. A partir do momento em que você estabelece esses parâmetros as ações deverão ser pensadas pontualmente para o atingimento dos objetivos dentro dessa perspectiva. Assim, inclusive a ação de publicidade em ônibus precisa estar dentro desse planejamento temporal.

O ideal é que você organize o cronograma e faça a publicidade em ônibus em conformidade com ele. Se serão 30 dias de campanha, veicule a propaganda durante 30 dias. Não mais, não menos. É isso o que realmente irá ser um diferencial, porque você estará fazendo uma ação forte durante o período de campanha.

É claro que isso poderá (e irá) gerar novas buscas ao produto após o término da campanha. É natural porque muitas pessoas terão acesso à propaganda e buscarão informações algum tempo depois.

Organize corretamente o material de campanha publicitária em ônibus

O material a ser utilizado em sua campanha publicitária deve ser bem pensado. E é nesse momento que você deverá fazê-lo. Pense em frases objetivas, imagens que falem claramente ao cliente, cores que chamem a atenção… Lembre-se que esse material será o elemento de abordagem dos seus clientes durante a campanha.

Desenvolva o material de maneira chamativa porque as pessoas observam com mais atenção aquilo que lhes desperta interesse. Apenas tenha cuidado de não ser apelativo, porque isso pode gerar um efeito contrário. Se organize para fazer o material com bom senso e organização ímpar. Isso será o suficiente.

Fazer publicidade em ônibus é uma excelente alternativa, desde que você esteja atento a esses pequenos detalhes que compõem a organização e a programação da campanha. Suas atitudes bem pensadas, aliadas à criatividade e um bom produto de aceitação no mercado serão o elemento mágico para o sucesso absoluto do seu plano de marketing.

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