A publicidade em shopping é uma excelente alternativa para quem deseja melhorar a sua performance no mercado e chegar mais depressa ao seu público alvo. Trata-se de uma ferramenta que não pode ser desconsiderada devido aos seus enormes benefícios.

Tal disposição faz parte das estratégias de marketing que podem ser adotadas por uma empresa em vista de aumentar seus lucros. São campanhas publicitárias que tem altíssimo poder de atração e de engajamento de clientes. Por isso são tão importantes para os negócios.

E para compreender esse processo e saber como se posicionar no mercado para fazer a melhor propaganda do seu negócio é que esse artigo está sendo desenvolvido. Com ele você irá compreender a publicidade no shopping e por que fazê-lo. Confira a partir de agora.

A organização interna do shopping center

Para colmeçar o assunto sobre publicidade em shopping, é interessante falar sobre a organização interna de um shopping center. Pois é assim que se terá a dimensão exata do que deve ser feito para se proceder esse tipo de ação de marketing.

O shopping é um condomínio de lojas. E para coordenar os serviços nesse condomínio há uma administração geral. A essa administração cabe, entre outras coisas, organizar os serviços de publicidade no local. Portanto, é com a administração que você deve negociar se pretende fazer publicidade no shopping.

Como esse serviço deve ser solicitado

O empresário que deseja fazer publicidade no shopping deve manifestar formalmente essa intenção à administração do shopping. E a administração, por sua vez, tem a obrigação de verificar os espaços disponíveis e acordar o valor com o pretendente.

Nesse passo a empresa deve estar atenta aos valores que serão cobrados e observar se está dentro das suas capacidades. Contudo, é fato que estando de acordo com o seu orçamento, é de suma importância fazer a ação. Porque o retorno é certo.

A publicidade em shopping tem valores diferentes no decorrer do ano

Também esteja atento ao fato de que os valores da publicidade em shopping variam (e muito) no decorrer do ano. Há períodos em que os valores estão mais acessíveis e outros em que estão mais altos. Isso significa que você terá uma certa disparidade de preços em determinados períodos.

Por que isso acontece? Porque a administração costuma cobrar mais barato pela publicidade em shopping nos períodos do ano em que no geral as pessoas frequentam menos o estabelecimento. E quando se tem os períodos de maior concentração se pessoas, a cobrança é mais pesada.

Não se trata da diferença de valores entre os locais mais e menos movimentados. Trata-se de fato de períodos festivos ou não, como o Natal, em que as administradoras normalmente cobram os valores mais altos. É como se fosse um período de alta temporada e outro de baixa temporada.

As possibilidades de anúncio disponíveis são muitas

Para expor anúncios no shopping center as pessoas podem optar por diversos modelos e formatos. Afinal, o shopping é grande e já muitos espaços disponíveis que podem ser aproveitados para os anúncios que as empresas desejam disponibilizar.

É possível colocar anúncio nas portas, nos corredores, na praça de alimentação, nas portas dos elevadores, nas escadas, etc. Ou seja, são várias as possibilidades para quem está disposto a aderir à publicidade no shopping. Trata-se de um ótimo investimento porque ali as pessoas estão mais propensas a gastar.

Por quanto tempo o seu anúncio poderá estar disponível?

A regra nos shoppings centers é de que cada campanha publicitária estampada nos anúncios deve ter duração de, ao menos, um mês. Esse é o prazo que normalmente a administração se dispõe a negociar praticamente todos os espaços disponíveis.

Há no entanto alguns espaços que são locados por poucos dias, ou mesmo diariamente. Nesses casos, isso é um item disposto em contrato, com rigorosa observância por parte da administração do shopping. E normalmente se dá porque há pontos nos shoppings que são mais adequados para a propaganda rápida, que não precisa durar muito tempo.

Como organizar a sua campanha de publicidade em shopping

Para começar, saiba que o planejamento é a palavra-chave para você organizar corretamente a sua campanha de publicidade em shopping. Você irá precisar ser cirúrgico no momento de iniciar essa campanha porque somente assim ela trata os resultados esperados. Para isso esteja atento aos seguintes passos:

  • Tenha objetivos e metas claros, definindo os objetivos que a campanha almeja alcançar;
  • Conheça o seu consumidor e estabeleça as ações pensando exclusivamente nele;
  • Escolha cuidadosamente o local onde o anúncio irá veicular e por quanto tempo;
  • Esse é o momento de elaborar a peça publicitária. Se você tem uma equipe com know how para fazer a peça com qualidade, deixe que ela o faça. Caso o contrário, contrate uma empresa especializada para tal. Lembre-se que essa será a alma do seu negócio;
  • Coloque a peça para produção e, tão logo esteja pronta, coloque-a para veicular;
  • Estando a campanha já em andamento, faça constantemente a avaliação dos resultados buscando o feedback dos seus clientes;
  • E agora que você já organizou a sua campanha e a colocou em prática, é hora de organizar a próxima campanha porque não se pode perder tempo.

Em suma, planeje, organize, coloque em prática, avalie e planeje novamente. Esse movimento cíclico é que irá lhe ajudar a construir resultados cada vez mais consistentes e que rendam lucros no curto e médio prazo.

Conclusão

A peça publicitária para publicidade em shopping é o carro-chefe da campanha. Por isso a sua elaboração deve partir de um planejamento bem estruturado, tendo em vista atingir em cheio o seu público alvo. Com isso o sucesso da sua campanha será certo. Basta colocar em prática e aferir os resultados.

A publicidade em shopping é, portanto, uma excelente ferramenta para as empresas que desejam conquistar mais espaço no mercado e aumentar a sua lucratividade. Não deixe passar a oportunidade de construir o sucesso da sua empresa utilizando essa poderosa ferramenta de marketing. Os resultados serão surpreendentes e você não irá se arrepender. Faça a experiência e comprove.

Leave a comment

Matriz São Paulo

(11) 3490-7640
(11) 99306-6443

Av. Paulista, 302 – 1º Andar (Gowork)
Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-000

Filial Rio

(21) 3232-2620
(21) 99782-2266

R. Visconde de Inhaúma, 134 | 20° andar | Centro | 20091-007

Filial Campinas

(19) 3090-4572
(19) 99779-2426

R. Antônio Lapa, 280 A 6° Andar | Cambuí | 13025-240

Filial Belo Horizonte

(31) 2342-0001
(31) 99169-9635

Rua Sergipe, 1062- Savassi |
 30130-171