O aeroporto é um local moderno e dinâmico, caracterizado por espaços amplos e luminosos, um ambiente que garante uma utilização particular da publicidade, onde a qualidade dos sistemas e os tempos de espera garantem um notável impacto e memorização. Sendo assim, a publicidade OOH nos aeroportos é fundamental.

De acordo com pesquisa francesa realizada pela sobre a percepção da publicidade no aeroporto, 70% do público entrevistado afirma que a presença de sistemas publicitários melhora o ambiente aeroportuário e 73% acredita que esses sistemas são capazes de entreter o público das áreas de estacionamento.

Na verdade, o tráfego intenso é um fato a se refletir: 6 bilhões de passageiros frequentam aeroportos em todo o mundo em um ano e, de acordo com as últimas tendências, o valor tende a crescer significativamente para chegar a 16 bilhões de passageiros em 2035.

O aumento do tráfego corresponde à maior variedade de público que frequenta os aeroportos: os sistemas de publicidade devem, por isso, ser capazes de responder às necessidades de um público cada vez mais amplo e heterogêneo, desenvolvendo soluções publicitárias específicas de acordo com os interesses do público de referência.

Qual é a tendência da publicidade OOH nos aeroportos?

A tendência é certamente positiva, com um crescimento aproximado de 15% a cada ano. Para os próximos dez anos, os dados são ainda mais animadores. A tendência da publicidade OOH no aeroporto é, portanto, uma mídia fundamental para o desenvolvimento do mercado aeroportuário.

Quais mídias usar?

Existem produtos mais adequados para campanhas de curto prazo e, entre estes, o digital certamente é o mais adequado, sistemas premium e icônicos, mais adequados para campanhas de longo prazo e, finalmente, atividades experienciais, que permitem interagir com os passageiros.

Todos os sistemas de publicidade no aeroporto distinguem-se, tanto a nível digital como analógico, também por responder ao nível das marcas presentes. Além disso, a publicidade no aeroporto é colocada em um contexto altamente qualitativo também do ponto de vista da infraestrutura.

Os sistemas são, portanto, elementos que se integram muito bem com a estrutura e arquitetura dos espaços, e não são apenas elementos decorativos que melhoram o ambiente de que os passageiros desfrutam. A contextualização da planta, portanto, envolve tanto o formato quanto a infraestrutura .

Como é estimado o grau de engajamento publicitário no aeroporto?

Foram realizados vários estudos, tanto a nível geral como a nível específico, sobre os graus de notoriedade da marca gerados pelos sistemas de publicidade OOH nos aeroportos. Os passageiros veem a publicidade no aeroporto e descobrem que o ambiente do aeroporto é perfeito para essa forma de publicidade.

Também encontram qualidade na publicidade aeroportuária e as instalações, muitas vezes devido aos seus grandes formatos, sabem captar a atenção do público. As campanhas realizadas têm gerado excelentes resultados em termos de notoriedade da marca.

É claro que existem tipos de produtos que envolvem e desenvolvem mais ativação por parte dos passageiros, e outros que, ao contrário, aumentam sobretudo os parâmetros de notoriedade da marca.

Como o digital está impactando a experiência de publicidade no aeroporto?

A oferta digital nos aeroportos está estruturada de forma a maximizar a cobertura e cobertura das zonas, sendo desenvolvida em todas as zonas de maior tráfego.

O digital certamente mudou a experiência de publicidade no aeroporto. Até o momento, o tipo de sistema mais desenvolvido, pois traz dinamismo, qualidade e flexibilidade ao nível de experiência do usuário.

Isso vale principalmente para alguns setores: o setor automotivo, por exemplo, se presta muito a um tipo de publicidade digital porque representar o movimento é fundamental na estratégia de comunicação do produto.

No momento, no aeroporto de Guarulhos, por exemplo, os circuitos digitais (visão de rede) oferecem maior cobertura. Também oferecem frequência e targeting, além de plantas icônicas de grande porte, tanto dentro como fora dos edifícios dos terminais.

As ofertas digitais também oferecem várias oportunidades para os clientes: graças às soluções, a publicidade OOH pode variar o conteúdo conforme necessário. Se pensarmos no futuro da publicidade Out of Home, é ideal expandir o público-alvo e responder às necessidades dos clientes.

Mudança de estilo de publicidade OOH no aeroporto

Existem duas expressões-chave que impulsionam as tendências também a nível internacional: “menos é mais”, “grande é bonito”. Em outras palavras, a tendência é guarnecer a área do aeroporto não com um grande número de fábricas, mas sim com fábricas de alto impacto.

Em geral, podemos então identificar duas linhas comuns: a primeira centra-se sobretudo na digitalização , com sistemas novos e mais do que icônicos; o segundo move-se em vez dos conceitos de segmentação de público e mensurabilidade .

Exemplos do aeroportos brasileiros

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, se destaca pela mídia em painéis digitais. Naturalmente, todos os aeroportos utilizam esta publicidade OOH. No entanto, os investimentos em Congonhas foram maiores. Sendo assim, é possível perceber um crescente e importante engajamento de marcas nos aeroportos brasileiros.

Outro exemplo interessante da crescente publicidade OOH nos aeroportos brasileiros se dá pelo investimento nos terminais nordestinos. Um fator interessante é o investimento em mídia e publicidade tendo direta relação com a cultura local, uma inovação no setor de anúncios. Seguindo esta linha, o marketing vem ganhando espaço nos aeroportos do mundo todo. Logo, o Brasil está em constante desenvolvimento. Isto considerando  o retorno do funcionamento dos aeroportos após as grandes ondas de Covid. Estes pontos favoreceram as marcas a buscarem seu espaço na mídia aeroportuária.

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