O marketing, como o conhecemos, tornou-se a ferramenta de excelência para o conhecimento, somos bombardeados todos os dias por contínuos comerciais, cada palavra, imagem, música que nos é proposta visa “impressionar” e permanecer nas nossas mentes graças às mídias digitais. Logo, como anunciar em supermercados?
Obviamente, o marketing sério pode ter mil facetas, até as mais improváveis, por exemplo, você sabia que as grandes empresas do setor alimentício lutam para ter a melhor visibilidade possível nas prateleiras de um supermercado?
Quando você for a um supermercado e entrar no corredor que deseja, com certeza perceberá que produtos bem conhecidos estão sempre posicionados na altura dos olhos e também anunciados na TV, isso não é por acaso, atrás está um estudo bem direcionado, mesmo que possa variam de acordo com o país.
Por exemplo em diferentes países a visibilidade do produto será proporcional à altura média da população e, portanto, as prateleiras a serem apontadas serão alocadas em posições mais baixas ou mais altas graças às mídias digitais. Sendo assim, é este é um dos princípios de como anunciar em supermercados.
Inconscientemente não prestamos atenção às posições dos produtos, mas por isso mesmo somos encorajados a escolher aquele que nos é proposto à primeira vista.
Nosso cérebro funciona de forma diferente, se nos impressionarmos com a beleza e virmos algo inferior, certamente tenderemos a escolher o que mais nos impressiona sem prestar atenção à verdadeira qualidade do que estamos comprando.
Atingindo os sentidos, em todos os sentidos, em todas as situações, em todos os contextos, é isso que o marketing faz, tudo o que vemos é otimizado para um propósito, todo arranjo é fruto de pesquisas variáveis também pela cultura.
Quando vamos às compras e escolhemos o que necessitamos pode parecer uma operação trivial para o cliente, mas não é, atrás existem esquemas concebidos por especialistas em marketing que garantem um posicionamento ideal seguindo indicações específicas.
Segundo uma estatística, os produtos posicionados mais para a 3ª prateleira, portanto aqueles com uma altura óptima para a vista e com o conforto de “aderência”, vendem cerca de 40% mais do que os apresentados abaixo.
Como anunciar em supermercado: eficiência visual
Ficamos também impressionados quando entramos no corredor desejado e nele contém um aspecto visual superior aos outros. Esses estandes embelezados realmente fazem a diferença, ficamos encantados à primeira vista, tudo é arrumado e colorido, não fazemos nada além de pegar a mercadoria e colocá-la no carrinho.
Logo, percebemos que as mídias digitais se encaixam na visualização de produtos através de painéis e/ou pontos de localização específicos para consulta de preços.
O merchandising de grandes supermercados não faz nada além de atingir nossos pontos fracos, inconscientemente, “nos forçando” a comprar o que é mais lucrativo.
Obviamente, quem leva vantagem são as grandes empresas que gastam grandes somas estudando o comportamento do cliente e impondo a arte de colocar os produtos à venda. Em certos casos, é possível reservar espaços reais calculados em “tiles” para serem utilizados para fins publicitários.
Mesmo a fila no caixa está desenhada com perfeição, com certeza você terá iniciado uma longa fila e terá apenas um caixa disponível porque os outros estavam fechados, o cliente entediado e cansado que espera sua vez é atingido por pequenos produtos próximos.
Até se supérfluo, a vontade de levá-los é tão grande que em 80% dos casos aquele produto “inútil” vai parar no carrinho.
Só a exposição em certas áreas pode despertar desejos e novas necessidades, mesmo que não precisemos realmente delas, ficamos tão impressionados que somos obrigados a experimentar o que nos é proposto e recomendado.
Aqui estão algumas das principais abordagens de marketing em supermercados:
Campanhas Sazonais
Criar campanhas de marketing na época da Páscoa, Dia dos Namorados, Dia das Mães e Dia dos Pais pode ajudá-lo a ganhar dinheiro durante todo o ano com intervalos muito menores entre os dias sazonais.
Infelizmente, as pessoas tendem a ver grandes redes de supermercados com conotações frequentemente negativas. Embora isso nem sempre seja verdade, talvez você precise trabalhar muito para mudar as opiniões de seus clientes.
Concentrar-se nos feriados nacionais em seu país e região pode ajudá-lo a ganhar uma reputação positiva com seu cliente como uma personalidade menos independente do que as grandes corporações.
Anuncie produtos multiuso
Os supermercados muitas vezes obtêm a maior parte de sua receita de clientes existentes, que já conhecem a qualidade da loja e as marcas que oferecem.
Por esse motivo, a maioria das novas vendas virá convencer os clientes existentes a gastar mais, em vez de atrair novos clientes e então, acham a fórmula perfeita de anunciar em supermercados.
Se você anunciar um produto com mais de um propósito, dará às pessoas um incentivo adicional para comprar.
Trabalhe com marcas
É provável que seu supermercado, como a maioria das lojas, tenha um cartão onde seus clientes podem ganhar pontos em troca de ofertas e descontos. Por que não oferecer algumas marcas da moda? Este é um dos pontos fundamentais para aprender a como anunciar em supermercados.
Utilize marcas que agregam seus produtos às necessidades encontradas pelo seu público-alvo. Assim, as marcas locais terão um feedback positivo e terá uma nova forma de trabalhar no supermercado.
Concluindo, nada é deixado ao acaso, as cores, a luz, os posicionamentos, os comportamentos e os espaços, tudo é devidamente estudado mesmo nos locais mais improváveis, pensamos que somos bons na escolha mas tudo é imposto e criado como a direção de um filme, está escrito e tem que ser assim.