Considerando a grande quantidade de pessoas que circulam num aeroporto, é fundamental entender e aplicar as mídias nos aeroportos e as formas de publicidade. Em primeiro lugar, isto se baseia num fator primordial: é extremamente importante que haja comunicação entre o terminal aeroportuário e o passageiro.

Sendo assim, as mídias atuam de diferentes formas através de diferentes meios: a mídia aeroportuária trabalha com painéis digitais, relógios, banners, pôsteres, adesivação, entre outros meios de comunicação. Logo, é possível perceber a importância de outro conceito: o marketing territorial.

Para se ter uma ideia, cerca de 4% das pessoas chegam 2 horas mais cedo do que o horário do seu voo. Logo, temos a noção do tempo gasto durante a espera. É neste momento que a mídia atua: ganha a atenção e visibilidade dos consumidores.

Três horas: este é o tempo médio que um passageiro passa em aeroportos durante uma viagem internacional. Momento privilegiado para se entregar às compras!

O que é Marketing Territorial?

O marketing territorial não é um fim em si mesmo, nem uma receita mágica para territórios que precisam de atratividade.

É antes de tudo uma forma de estabelecer uma comunicação. Além disso, é também sobre pensar nos clientes e utilizações. Sendo assim, as mídias trabalham através do marketing territorial.

Ao olhar para o aeroporto como habitante, turista, trabalhador, muda-se então de perspectiva e torna-se mais clara a apreciação dos pontos de progresso. Em suma, as mídias convidam a uma certa estratégia necessária ao exercício do marketing.

Podemos definir marketing territorial como o esforço coletivo de promoção e adaptação de territórios a mercados competitivos de forma a influenciar o comportamento do público.

 Marketing significa, portanto, influenciar comportamentos para atingir os objetivos traçados.

Portanto, significa melhorar a reputação, aumentar a quota de mercado ao nível da criação de empresas, gerir a realização de um evento cultural, orientar melhor os roteiros turísticos do aeroporto, promover produtos, etc.

Entenda como funcionam as mídias nos aeroportos na prática

Para estender a mídia nos aeroportos, não basta pensar apenas no interior. Deve-se pensar também na parte exterior. Em suma, podemos definir os arredores do aeroporto como uma função essencial para o funcionamento do mesmo.

As mídias atuam nos pontos de ônibus, de táxi, outdoors exibindo promoções, passagens e produtos específicos que são de total interesse do aeroporto e seus gestores.

O ponto-chave para a distribuição das mídias em aeroportos está nas estratégias mais básicas de marketing. Ou seja, a comunicação, localização, espaço e principalmente criatividade.

A mídia portuária depende de segmentos que se estendem além do marketing simples, uma vez que são muitos os serviços oferecidos no aeroporto.

Anunciar em aeroportos através da mídia

Anunciar de forma criativa no aeroporto é fácil e oferece uma vantagem sobre a concorrência. De mesas de luz a telas digitais e carrinhos de compras: há muitas maneiras de atingir seu público-alvo!

Você pode escolher a duração da exposição do seu anúncio, a longo ou médio prazo. Dependendo da sua atividade e em consulta com a equipa comercial do aeroporto, escolhemos a melhor localização e o formato mais adequado. A ativação da marca também é uma das possibilidades.

De acordo com os resultados de um estudo realizado, os consumidores consideram a publicidade de aeroporto mais relevante e mais sofisticada do que a de outros ambientes publicitários, pois confere ao produto certo status e valorização.

Por que utilizar as mídias nos aeroportos?

1 – Os passageiros estão com uma mentalidade positiva

Ao chegar no aeroporto, sem dúvidas estão em um estado de animação e empolgação. Isto torna as mídias nos aeroportos mais atrativas, uma vez que esta mentalidade positiva pode agregar os valores das diferentes marcas. Portanto, os passageiros tendem a consumir mais!

2 – Atinge um grande público

Entretanto, o aeroporto não é feito apenas de passageiros: existem milhares de funcionários que circulam diariamente por ali. Além destes, também há as pessoas que trabalham ao redor do aeroporto. Sendo assim, um grande público será atingido através do seu anúncio.

Muitas vezes, os passageiros esperam por horas. Com as marcas atingindo o público, este tempo passa a se tornar um entretenimento. Com o conceito de marketing e publicidade, as mídias nos aeroportos transformam essa espera e cativam potenciais clientes.

3 – Percepção do aeroporto

Ao entrar em um aeroporto, muitas pessoas são tomadas pelo sentimento ambicioso e de poder. Sabemos que esse sentimento passa diretamente pela concepção do dinheiro. Marcas luxuosas, vitrines de primeira categoria: tudo faz parte de uma estratégia de marketing. Um bom anúncio colocado em seu devido lugar atrai este público.

4 – O público tende a crescer

Até pouco tempo, os aeroportos eram considerados lugares de pessoas com grande capacidade financeira. Felizmente, isto está mudando rapidamente e se tornando mais acessível a todos os públicos.

Segundo um estudo, em 2034 o total de passageiros irá dobrar, estimando um número aproximado de 7 bilhões! Logo, anunciar e utilizar as mídias a seu favor através do marketing aeroportuário é uma ótima opção de alavancamento e promoção de marca!

 5 – Mídias nos aeroportos: publicidade dinâmica

As agências de viagens e marcas de qualquer segmento do mercado que atuam em aeroportos utilizam as mídias digitais dinâmicas. Podemos citar como exemplo os painéis digitais que oferecem imagens atrativas e diversas informações.

Portanto, esse dinamismo e flexibilidade torna a mídia nos aeroportos mais receptiva. A atenção do consumidor é fundamental neste quesito. Logo, a utilização dos meios mais modernos são extremamente importantes.

Conclusão

Em conclusão, os projetos de marketing aeroportuários devem receber o máximo de atenção. Os passageiros serão atingidos por diversas marcas em diferentes formatos de mídia em aeroportos. Sendo assim, as formas de analisar as estratégias e colocá-las em prática torna o ambiente mais atrativo, mais lucrativo e rentável para qualquer ramo de atuação do mercado

Leave a comment

Matriz São Paulo

(11) 3490-7640
(11) 99306-6443

Avenida Paulista, 575 – 19º Andar – Centro | 01311-911

Filial Rio

(21) 3232-2620
(21) 99782-7195

R. Visconde de Inhaúma, 134 | 20° andar | Centro | 20091-007

Filial Campinas

(19) 3090-4572
(19) 99779-2426

R. Antônio Lapa, 280 A 6° Andar | Cambuí | 13025-240

Filial Belo Horizonte

(31) 2342-0001
(31) 99169-9635

Rua Sergipe, 1062- Savassi |
 30130-171