Mais da metade das compras são feitas no ponto de venda. Estamos falando sobre compra por impulso. Nesse contexto, a beleza e a originalidade de um produto não são suficientes para garantir o seu sucesso. É fundamental criar, em torno do artigo, um universo propício à sua compra. Sendo assim, o marketing indoor nos supermercados é fundamental.
Resumidamente, o marketing indoor é a forma de posicionar mídias digitais ou analógicas em determinados pontos do comércio para que capte a atenção do cliente. Portanto, é importante entender alguns conceitos de vendas em supermercados.
Merchandising, ou como preparar seu produto
Merchandising refere-se a todas as técnicas e estratégias que permitem otimizar o encontro do produto e do cliente em um ponto de venda e tem duplo objetivo.
Para o comerciante, serve para desenvolver o volume de negócios , adaptando constantemente o sortido às necessidades do mercado. Para o fabricante, aumenta a visibilidade da marca e dos produtos e, consequentemente, as vendas.
Construir uma estratégia em torno do posicionamento e do alvo
A quais distribuidores ou revendedores meu produto se destina: lojas sofisticadas, supermercados com desconto? A resposta a esta pergunta define o posicionamento do produto. Outro ponto importante: qual é o alvo?
As limitações do distribuidor e de sua área de influência também são decisivas. Os clientes de um supermercado localizado em uma pequena cidade rural não terão interesse nos mesmos produtos que os de uma estrutura localizada próxima a um colégio.
Quando, para o primeiro, parece judicioso propor embalagens, para o segundo, as garrafinhas vendidas individualmente representam a melhor opção. O bom senso desempenha um grande papel na perspectiva de merchandising. No entanto, conhecer o cliente não deve ser negligenciado.
Use ferramentas adequadas no marketing indoor nos supermercados
Não é necessário recorrer a um consultor para definir ra sua estratégia de marketing indoor nos supermercados. A informação está à disposição de quem a deseja e sabe como encontrá-la.
Para que o seu produto fique bem visível, é essencial encontrar um acordo com o distribuidor, um acordo em que ambas as partes tenham sucesso para que a mídia atue diretamente no cliente.
Para isso, você deve ir ao encontro de seus revendedores, a quem irá propor um tipo de organização de departamento ou ponto de venda. Assim, o marketing indoor nos supermercados se mostra um trabalho conjunto com todos as marcas. Logo, o posicionamento deve levar em consideração suas próprias limitações: espaço disponível, qualidade da infraestrutura, etc.
Adaptação às expectativas do consumidor
Ao final de um determinado período, é necessário analisar os números das vendas e traçar as consequências do marketing indoor nos supermercados. Se os resultados forem ruins, você deve, obviamente, revisar o posicionamento das suas mídias.
Mas, se for bem-sucedido, o caso não é necessariamente ganho. As expectativas do cliente e do consumidor final estão em constante evolução. Daí o interesse em se manter a par dos resultados dos estudos mais recentes.
Merchandising não deve ser confundido com propaganda de ponto de venda (PDV). O primeiro é uma estratégia, o segundo uma ferramenta. Merchandising pode funcionar sem PDV, o inverso é impossível. Para se diferenciar da concorrência e chamar a atenção do consumidor, é preciso estimular os sentidos, esse é o ponto do PDV.
A publicidade no ponto de venda garante uma presença adicional da marca no ponto de venda, sinaliza o produto no espaço e reforça a sua imagem. Traz também informações ao cliente ao mesmo tempo que cria um universo que afirma o posicionamento do artigo.
Por último, esta ferramenta de marketing anuncia todo o tipo de operações comerciais organizadas pelo distribuidor, pelo anunciante ou por ambos (promoções, ofertas especiais, sorteios, etc.). O objetivo: chamar a atenção do cliente e iniciar a compra.
Diferentes suportes e vantagens
Se a embalagem for a pele de um produto, o PDV é a vestimenta. Para ser visível e, portanto, eficaz, essa vestimenta deve ser original e se destacar das concorrentes. Geralmente, as mídias analógicas entram em ação nesta parte.
O PDV também deve se adaptar ao seu universo: não nos vestimos da mesma maneira quando fazemos esporte e vamos ao escritório! Pequenos cartazes, bandeiras, displays: meios de comunicação não faltam, mas cada um tem as suas especificidades.
Por exemplo, um cartaz ou uma bandeira instalada na área usual de vendas do produto chama a atenção com baixo custo. As informações fornecidas são reduzidas a poucas palavras, como “oferta especial” ou “promoção”.
Estas palavras – usadas em demasia – têm um impacto limitado no cliente, mas o produto é assim apresentado em relação aos seus concorrentes, muito próximos geograficamente. Este sistema também oferece a possibilidade de jogar no efeito de alcance dentro de um raio.
Os estandes e expositores, por outro lado, criam uma área de vendas adicional que desencadeia um diálogo rápido com o cliente e facilita o entendimento do produto. Eles permitem que você esteja presente onde está o fluxo de consumidores.
Marketing indoor nos supermercados: texto, forma, cor e visual
Existem algumas regras básicas aceitas por especialistas. Levar isso em consideração pode orientá-lo em suas escolhas artísticas.
Em primeiro lugar, o cliente adquire a ideia do que o produto fará por ele. O PDV deve, portanto, apresentar um visual agradável, que evoque o momento do consumo, a refeição em família por exemplo. Saiba também que o vermelho atrai os olhos do cliente, o marrom é quente, o azul evoca o tecnicismo e o verde a natureza.
Finalmente, o texto deve ser curto e escrito em letras grandes. O cliente só vê o PDV por alguns segundos. Além disso, as palavras devem ser fortes, claras, precisas e, de fato, impactantes.